Como escolher o melhor ar-condicionado?
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou, na segunda, novo recorde na demanda instantânea de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN): às 14h40, foi atingido o patamar de 100.955 megawatts (MW). Foi a primeira vez na história do SIN que a carga superou a marca de 100 mil MW. O recorde anterior era de 97.659 MW, medido em 26 de setembro deste ano.
Por isso, é importante estar atento a algumas regras na hora de comprar e usar eletrodomésticos que aliviam o calor, como escolher o tipo de aparelho de ar-condicionado de acordo com perfil, necessidade e tamanho do cômodo.
Caso haja dúvidas em relação a essa escolha, a Arc Self está aqui para te ajudar em todo esse processo, desde a escolha, até a instalação.
Recentemente, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) listou algumas dicas de economia. Veja abaixo.
Ar-condicionado
Os aparelhos de ar-condicionado mais conhecidos são o chamado "Split", divido em parte interna e parte externa, e o ar-condicionado de janela (compacto), que só tem um equipamento. Por ser mais silencioso e econômico, o Slipt é o mais encontrado na atualidade, ainda que o custo de sua instalação seja mais elevado.
Segundo o Inmetro, antes de comprar o aparelho, o consumidor deve calcular o efeito na economia de energia e sempre optar pelo aparelho que tiver o menor consumo ? mesmo se ele for mais caro, porque a diferença provavelmente se pagará no decorrer do tempo de uso. Esse cálculo pode ser feito usando os dados da etiqueta do Inmetro, colada no equipamento, que informa o consumo anual de energia por ano (kWh/ano).
O cálculo é feito da seguinte forma:
Multiplique a energia consumida pelo aparelho em kWh (kilowatts hora) pela tarifa de energia praticada na sua região. Por exemplo: considerando a tarifa residencial no valor de R$ 0,754 por kWh, se o ar-condicionado consome 600 kWh por ano, o gasto anual será 600 x 0,754, que resultará em R$ 452,4 por ano.
Dicas valiosas:
Só ligue o ar-condicionado quando houver pessoas no ambiente e, enquanto ele estiver ligado, evite o abre e fecha de portas.
Também feche as janelas e isole bem o cômodo para que o ar frio não escape. Além disso, cortinas e toldos diminuem a incidência do calor do sol no local, contribuindo para o isolamento térmico.
O Inmetro também alerta para o mito de que ao configurar o aparelho de ar-condicionado para 17ºC, ele esfriará o ambiente mais rapidamente. A velocidade de refrigeração será a mesma, com a diferença que o compressor do seu aparelho trabalhará mais até atingir a temperatura de 17ºC, diminuindo assim a vida útil do equipamento. O Inmetro recomenda manter a temperatura em 23ºC que, em geral, é a mais eficiente de trabalho do ar-condicionado.
* Fonte - site InfoMoney - www.infomoney.com.br